Um novo capítulo se inicia para os jovens de Nova Olímpia com a abertura oficial dos cursos de Técnico Sucroenergético e Técnico Eletromecânica. O evento, realizado na manhã desta terça-feira (08), no salão Paroquial da Igreja Matriz contou com a presença de autoridades locais, representantes de instituições parceiras e, especialmente, dos 45 alunos que darão início a essa jornada de aprendizado e desenvolvimento profissional.
A cerimônia, realizada em um clima de grande alegria e entusiasmo, representa uma valiosa parceria entre o SENAI, a Prefeitura de Nova Olímpia, através da Secretaria de Indústria e Comércio, a UISA e a Igreja Católica.
“Estamos celebrando não apenas o início de duas formações técnicas, mas também a construção de um futuro promissor para nossos jovens e para a nossa comunidade”, destacou o prefeito Ari Cândido Batista, que esteve à frente do dispositivo de honra.
Os cursos, que têm como objetivo capacitar profissionais para setores fundamentais da economia e da sustentabilidade, oferecem uma carga horária significativa. O curso de Técnico Sucroenergético, com 1.652 horas, prepara os alunos para atuar em um dos segmentos mais dinâmicos da indústria. Já o curso de Técnico Eletromecânica, com 3.118 horas, sendo 1.888 horas teóricas e práticas, formará profissionais aptos a enfrentar os desafios tecnológicos e de manutenção deste importante setor.
A cerimônia também incluiu a assinatura do termo de concessão de uso de equipamentos, o que permitirá a utilização de estruturas, ferramentas e tecnologias durante os cursos. Entre os presentes estavam o presidente da Câmara Municipal, professor Rímer de Oliveira; o vereador Luiz Henrique; a gerente da Unidade do SENAI de Barra do Bugres, Luciana Alves; o diretor Executivo de Gente e Cultura da Uisa, Marcos Aurélio Seraphim; a coordenadora de Atração, Seleção e Desenvolvimento da Uisa, Caroline Silva; o secretário de Governo, Marcos Antônio dos Santos Lima; a secretária de Indústria e Comércio, Patrícia Ribeiro Rocha; o padre Aguinaldo Assunção, que representou a Igreja Católica de Nova Olímpia e das instrutoras, Melânia Bucoski e Laiza Mendes.
O evento foi um marco na trajetória profissional dos alunos, que agora têm a oportunidade de se tornarem cidadãos conscientes e preparados para contribuir com o desenvolvimento da região.
A expectativa é que, a partir dessa iniciativa, os formandos possam não apenas conquistar um espaço no mercado de trabalho, mas também se tornarem agentes de mudança em suas comunidades. Com a união de esforços entre o poder público, instituições, iniciativa privada e a sociedade, Nova Olímpia se projeta como um exemplo de investimento em educação e no futuro de sua população.