Com o propósito de incentivar o cuidado com a mente e o bem-estar no dia a dia, a Comissão de Integração Ensino-Serviço (CIES), juntamente com a equipe e-Multi, realizou nesta quarta-feira (05) uma atividade sobre “Prevenção ao uso de álcool e drogas” com os colaboradores da Fazenda Horizontina.
A ação foi conduzida pelas psicólogas Elen Cristina Bonete e Fernanda Muinaski Ferraz, e teve como foco o diálogo aberto e acolhedor sobre os impactos do consumo de substâncias no corpo e na mente. Por meio de uma roda de conversa, os participantes puderam refletir sobre hábitos, esclarecer mitos e verdades sobre o uso de álcool e drogas e tirar dúvidas em um espaço seguro e sem julgamentos.
“Mais do que informar, nosso objetivo é criar um espaço de escuta e reflexão. A prevenção começa quando falamos sobre o assunto com naturalidade e empatia, ajudando as pessoas a compreenderem os riscos e a importância de buscar apoio quando necessário”, destacou a psicóloga Elen Cristina Bonete.
Durante a atividade, os colaboradores participaram ativamente, compartilhando experiências e questionamentos sobre situações do dia a dia. Para o colaborador Caio Ricardo, o encontro foi importante para ampliar o entendimento sobre o tema.
“Foi uma conversa leve e esclarecedora. Às vezes, a gente não percebe o quanto o uso dessas substâncias pode afetar não só a saúde, mas também o trabalho e as relações. Essas orientações ajudam a gente a pensar e cuidar mais da nossa vida.”
A ação integra o cronograma de atividades da Secretaria Municipal de Saúde que tem como objetivo levar informação, prevenção e cuidado em saúde mental para diferentes espaços, fortalecendo o diálogo entre os serviços e a comunidade.
Fonte: Prefeitura de Sorriso – MT





























